NOSSA HISTÓRIA

Nossa história começou em 1977 quando a irmã caçula nasceu intolerante ao glúten, cujos sintomas eram praticamente desconhecidos à época. Recém-nascida e perdendo peso dia a dia, os médicos não conseguiam identificar qual era o problema. Tendo lhe sido dado apenas mais uma semana de vida, um novo médico que já tinha tido contato com a doença suspeitou dos sintomas e mudou a análise clínica. Pelo fato da origem paterna da família ser de Recife, onde houve intensa imigração holandesa, ele acreditou que os sintomas poderiam estar associados à intolerância ao glúten.

De fato, a doença celíaca passou a ser conhecida na Holanda durante a 2a. Guerra Mundial pela escassez de farinha de trigo e derivados, que melhorou a condição de celíacos que tinham sintomas, porém desconheciam a doença. Principalmente a imigração de holandeses para o Nordeste brasileiro trouxe consigo a genealogia que define se existe a potencialidade da doença se manifestar. Com o diagnóstico revisto, e alimentação alterada, rapidamente voltou a ganhar peso e passou a se desenvolver normalmente.

Somos o que comemos. Cada organismo é um organismo diferente dos demais. Com a industrialização dos alimentos e elementos que foram inseridos na cadeia de produção, desde os pesticidas, sementes transgênicas, conservantes, corantes, acidulantes, aromatizantes, etc tem alterado o metabolismo de todos os seres vivos, inclusive os do homem que se alimenta dos demais seres vegetais, animais.

Anos mais tarde, os demais membros da família, até então com alimentação dita “normal”, passaram a desenvolver sintomas similares: desarranjo intestinal, enxaquecas frequentes, coceiras e erupções na pele, dores abdominais e nas articulações e quedas de cabelo. Outra irmã, após o parto, teve uma crise que levou a uma grave desidratação e uma internação de 45 dias para identificar e resolver a causa. Diagnóstico: intolerância ao glúten.

Todos os demais irmãos também passaram a apresentar os sintomas característicos de intolerância ao glúten e/ou lactose.

Por conta desse histórico e a dificuldade de ter uma alimentação apropriada e encontrar no mercado produtos disponíveis que tivessem boa qualidade e fossem saborosos, a própria passou a desenvolver sua culinária própria, que com o passar dos anos foi sendo aprimorada e muito elogiado por amigos e familiares com ou sem intolerância.

A partir daí surgiu a ideia de trazer as famosas receitas da família ao público em geral. E assim surgiu a Special GF4U.

Esperamos que o nosso cardápio saudável, leve e saboroso também encante você e seus familiares e amigos. Tudo feito sem glúten especialmente para você!